Você está vivendo em Ciclos ou em Círculos?
Muita gente tem a sensação de que anda, anda e não sai do lugar. Entra ano, sai ano e a vida continua igual.
Eventos continuam acontecendo em sua vida como se estivessem numa roda gigante, girando num mesmo ponto.
A vida também pode estar assim. Às vezes a paisagem muda, mas a essência da coisa está ali, te colocando à prova de novo. Pode ser um relacionamento abusivo como o anterior, ou um problema no trabalho, como no emprego anterior ou qualquer outra situação que, quando se aproxima, você já reconhece.
Se isto está acontecendo, atenção, você está andando em círculos!
Para sair deste círculo vicioso e avançar na sua vida é preciso entender o que te faz entrar e sair dele.
Para clarear o assunto, pense na causa das repetências dos alunos nas escolas. Quando um aluno não aprende a lição, ele deve permanecer naquele ano (nível escolar), para que tenha outra oportunidade de assimilar o conteúdo.
Na vida também acontece assim. Ela trás as lições e se a gente aprende direitinho, passa para uma nova situação (novo ciclo) que trará novos desafios.
Devemos ver os desafios com ânimo, pois são possibilidades que recebemos da vida para nos desenvolvermos em aspectos que não resolvemos em ciclos anteriores.
É preciso tomar cuidado para não se colocar no papel de vítima, desperdiçando energia com reclamações ou se colocando no modo de ataque e defesa. Devemos observar o que está por trás de cada situação complicada, com atenção voltada para nossos pensamentos e sentimentos.
O que estamos aprendendo? O que estou precisando desenvolver para que eu possa passar por este tipo de experiência sem me esquecer no sofrimento?
É importante reconhecer a lição contida em cada ciclo para que possamos seguir pela vida de uma forma mais consciente, plena e feliz.
Assim como temos profissionais com a missão de orientar os conteúdos que os alunos devem aprender para avançarem em seu desenvolvimento na escola, felizmente na vida também podemos contar com o apoio de profissionais que nos auxiliam a reconhecer e explorar melhor nosso potencial para conquistarmos a vida que queremos. Isto é o que acontece, por exemplo, nos processos de coaching, onde o coach (profissional que aplica a técnica) utiliza várias ferramentas para facilitar a maximização de potencial do coachee (pessoa que recebe a técnica).
Se você cansou de ver as mesmas paisagens e de viver as mesmas situações, chegou a hora de priorizar o seu desenvolvimento para poder ser feliz.
Priorize seu bem estar!
Texto de Patricia Peres Monteiro – Especialista em Inteligência Emocional, Coaching, Mentoring, Eneagrama, Thetahealing®, Barras de Access®, Terapias Integrativas, Facilitadora e Fundadora da Transcende.
Photo by: Carina Carvalho