Aumente a auto responsabilidade substituindo reclamações por soluções

Quando reclamamos de algo e não apresentamos uma solução para o que estamos reclamando, transferimos, mesmo que de forma inconsciente, a responsabilidade para o outro, como se não tivéssemos o poder de mudar a situação.

Lá no fundo, estamos esperando que alguém tome uma atitude e resolva aquilo por nós, como uma criança que reclama dos irmãos para que os pais resolvam por ela.

Com a reclamação gastamos uma energia que poderia estar sendo utilizada para a solução e ainda transmitimos uma mensagem desfavorável para nossa imagem pessoal e profissional.

Ainda que não tenhamos respostas para tudo, é preciso que nossa comunicação esteja mais próxima da imagem que queremos transmitir.

Este exercício pode auxiliar nesta tarefa:

  • Observe a situação com distanciamento, como se estivesse vendo uma cena sem participar dela. Veja como cada personagem (pessoas envolvidas na situação) agem/reagem.
  • A partir do distanciamento, observe se há redução do impacto das emoções em seu julgamento.
  • Desenvolva a empatia, procurando se colocar no lugar de cada uma das pessoas envolvidas na situação.
  • Busque alternativas para resolver a questão usando a criatividade, responsabilidade e bom senso.
  • Compartilhe suas ideias com as pessoas envolvidas, solicitando sugestões e o ponto de vista de cada uma para encontrarem juntos uma solução que seja viável para todos.

Substituindo as reclamações por soluções você estará caminhando para fortalecer sua auto responsabilidade.

Você já é capaz de abdicar de qualquer resquício de papel de vítima adotando uma postura auto responsável e criando uma melhor realidade para sua vida.

Aumentar a auto responsabilidade pode ser fácil, libertador e até divertido!

 

Texto de Patricia Peres Monteiro –  Especialista em Inteligência Emocional, Coaching, Mentoring, Eneagrama, Thetahealing®, Barras de Access®, Terapias Integrativas, Facilitadora e Fundadora da Transcende.

 

Photo by Ben White