Encontrando oportunidades em cada dificuldade
Você deve conhecer a frase: “Na dificuldade existe a semente da oportunidade”.
Conversando com um empresário amigo meu, tive mais uma confirmação sobre quanto o esta frase é verdadeira. Ele mencionava que sua empresa conseguiu reduzir consideravelmente algumas despesas renegociando contratos e adequando pacotes de serviços, quando se deu conta que, talvez essa ação não tivesse acontecido se as metas de vendas estivessem sendo atingidas. Fico pensando no ensinamento que se apresenta nessa situação. Não dá para pensarmos que a queda nas vendas foi uma coisa boa. Bom para o negócio é vender bem. Também não dá para desconsiderar que a queda nas vendas foi a alavanca propulsora para a ação de reduzir despesas. Nesse caso, a dificuldade trouxe em si uma oportunidade. Fazendo um link com o coaching, podemos dizer que a queda nas vendas proporcionou uma ampliação de visão e motivou a mudança de comportamento. Esses dois fatores, ampliação de visão e mudança de comportamento, são vitais para a obtenção de novos resultados.
Podemos pensar que as empresas deviam estar sempre pensando em reduzir despesas, mas será que é assim mesmo que funciona? Tanto em empresas quanto em nossas vidas, será que estamos sempre atentos a tudo? Quantas vezes em nossa vida deixamos para cuidar de alguns assuntos somente quando surge uma urgência? Aquele curso que já poderia ter sido feito, mas que fica sempre para depois, aquela visita de rotina ao médico que poderia ser preventiva, mas só vamos quando sentimos algo, aquela reeducação alimentar que fica sempre para o início do próximo ano, aquele encontro com amigos queridos que ficam aguardando um espacinho na agenda, sem contar na nossa carreira, que pode até parecer estar indo bem, mas já não traz aquela satisfação e realização que sonhávamos. Em muitas dessas situações é preciso surgir uma dificuldade para nos colocar em movimento, sair da zona de conforto e experimentar novas formas de viver. Dessa forma vamos evoluindo, por escolha própria ou por força da natureza, aprendendo por amor ou pela dor, de forma mais rápida ou mais lenta. Ainda que a vida nos traga oportunidades em cada dificuldade, que tal escolhermos criar oportunidades em todas as situações? Na correria da vida corremos o risco de deixar tudo para depois. Achamos que poderemos realizar nossos sonhos quando estivermos aposentados, quando tivermos mais tempo ou dinheiro, sem nos darmos conta de que cada momento é único e não voltará. É como a água que você vê passar em um rio hoje e que jamais será a mesma no minuto seguinte. Tudo se movimenta, tudo se transforma e tudo é uma questão de escolha. Você pode escolher avançar ou ser levado pelas circunstâncias. Qual a sua escolha?
Texto de Patricia Peres Monteiro – Especialista em Inteligência Emocional, Coaching, Mentoring, Eneagrama, Thetahealing®, Barras de Access®, Terapias Integrativas, Facilitadora e Fundadora da Transcende.